Verão se despede com temperaturas infernais em Foz do Iguaçu

Outono em Curitiba. Bosque do Papa. Foto: José Fernando Ogura

Ufa! O verão está terminando. Oficialmente, o outono começa nesta terça-feira, às 13h15, e vai até as 7h07 de 21 de junho.

Segundo a previsão climática do Simepar – Sistema Meteorológico do Paraná, a estação entra com chuvas e temperaturas variando de 18ºC a 32ºC no Estado. Adivinhe qual cidade registrará 32 graus…

Pois é o verão deste ano, em Foz do Iguaçu, até que foi ameno, com muitas chuvas para baixar a temperatura. Mas não nos últimos dias, quando o tempo endoidou e as temperaturas passaram fácil dos 30 graus, com sensação térmica em torno dos 40.

Agora, vem o outono. E o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica a probabilidade de um pequeno aumento de chuvas, em relação aos outonos “normais”, na região Oeste do Paraná. Vai chover menos que a média apenas no Litoral, na região de Curitiba e no Norte Central.

“A estação caracteriza-se pelo aumento de aglomerados de nuvens que podem causar drásticas alterações nas condições atmosféricas”, explica o meteorologista Cezar Duquia, do Simepar, conforme matéria da Agência Estadual de Notícias.

Enfraquecido durante o verão, o fenômeno La Niña – que resfria as águas do Oceano Pacífico – continua a perder força, conforme sugere a análise dos dados da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA).

Como é o outono

O outono costuma registrar nevoeiros e geadas mais frequentes nas regiões serranas do Sudeste e do Sul do país. A partir de maio, ondas de frio tornam-se mais constantes devido às frentes que se deslocam na área.

Segundo o boletim do Inmet, as temperaturas tendem a ficar mais amenas devido à entrada de massas de ar frio: as mínimas devem oscilar entre 12ºC e 18ºC e as máximas entre 18ºC e 28ºC.

Os suados iguaçuenses agradecem as “temperaturas amenas” previstas.

Nesse momento (11h30), em Foz, temperatura de 31 graus; sensação térmica de 37.

Sair da versão mobile