Vida nova (e regente novo) para o Coral de Itaipu

Novo regente: coral mais voltado à comunidade e às questões sociais. Foto: Vision Art

O Coral de Itaipu mudou de regente, de repertório e agora terá até a participação de jovens músicos da comunidade.

É uma boa mexida promovida pelo novo regente, Gustavo Henrique Pinto, que já está preparando o grupo para as apresentações de Natal.

A grande novidade é mesmo a participação de músicos da região. Eles fazem parte de uma camerata, a primeira criada por Itaipu, que já está ensaiando com os 40 integrantes do coral.

A competente “velha guarda” do Coral de Itaipu agora terá a companhia de jovens músicos da camerata. Foto: Vision Art

A camerata é formada por 12 jovens músicos selecionados por edital, explica o regente, além de sete profissionais mais experientes, “que vão atuar também como educadores”.

Segundo Gustavo Henrique Pinto, a proposta é fazer “concertos didáticos”, levando ao público conteúdo novo, mas que remeta àquilo que já é conhecido. Com isso, zabumba e triângulo tocarão juntos com violinos e clarinetes, por exemplo.

“Não queremos fazer uma coisa muito distante, mas também não vamos reproduzir algo a que as pessoas já tenham acesso em TVs e rádios, por exemplo”, diz o regente.

As apresentações natalinas do Coral e da Camerata de Itaipu levarão ao público música erudita com uma pitada de brasilidade.

Tudo começa nesta sexta-feira 7, às 19h30, na abertura do Natal de Foz. E o “gran finale” será na companhia de Michel Teló.

Apresentações

O Coral de Itaipu já se apresentou em Medianeira, no domingo, 2.

Em Foz do Iguaçu, as apresentações serão nos dias 3, 12, e 16. Cascavel recebe o show no dia 14; Terra Roxa, no dia 15; Matelândia, no dia 20 de dezembro.

No dia 21, tem a participação especial no show de Michel Teló, no Gramadão da Vila A.

Sair da versão mobile