Vídeo: onça-parda caça filhote de capivara na usina de Itaipu

A presença das onças no local é um indicador da saúde e do equilíbrio do ambiente na área da hidrelétrica

Passeio na Itaipu. Foto: Rubens Fraulini/IB

Um grupo de turistas que visitava o Refúgio Biológico Bela Vista, da Itaipu Binacional, na segunda-feira (22), teve uma oportunidade ímpar. De dentro do veículo de passeio, eles testemunharam quando uma onça-parda capturou um filhote de capivara.

Veja o vídeo clicando AQUI

Os animais vivem livres na área protegida de florestas da Itaipu. Oportunidades como essa fazem do Refúgio um dos principais atrativos turísticos da região.

O passeio no local é feito dentro de um veículo automotor e com acompanhamento de monitor. Além de totalmente segura para os visitantes, a visita não perturba os animais selvagens avistados pelo caminho, como jacaré, capivaras, veados e até mesmo pumas.

“Os animais desempenham um papel essencial de equilíbrio da natureza, e, havendo respeito, podem coexistir em um mesmo espaço com os seres humanos”, explica Pedro Teles, médico veterinário da Itaipu.

Controle
Segundo Teles, a presença das onças no local é um indicador da saúde e do equilíbrio do ambiente. “Os predadores atuam no controle de doenças e na diminuição do impacto ambiental que uma superpopulação de animais poderia ocasionar”, disse. “Para nós, é um privilégio ter onças caçando próximo à uma grande área industrial. Mostra que nosso trabalho de restauração ambiental está sendo bem-sucedido”.

Visitas
A visita ao Refúgio Biológico Bela Vista é gratuita para moradores de Foz do Iguaçu e dos municípios lindeiros ao lago de Itaipu. O CTI atualmente também oferece aos visitantes os passeios Itaipu Panorâmica, Itaipu Especial (com parte do roteiro dentro da usina hidrelétrica), Itaipu Iluminada (iluminação da barragem), Itaipu Iluminada Especial (roteiro com jantar no Restaurante dos Barrageiros), Itaipu By Bike e visita às exposições do Ecomuseu. Para mais informações, acesse: www.turismoitaipu.com.br.

Sair da versão mobile