A ineficiência do setor de segurança pública em Foz do Iguaçu, levou os moradores da Vila A a criar um Conselho de Segurança próprio, na tentativa de, pelo menos, diminuir os casos de roubos e furtos no bairro.
Hoje (27), o âncora do programa Contraponto, da Rádio Cultura, o jornalista Dante Quadra, resumiu a situação do bairro dessa forma: “o pessoal tá de saco cheio de ser assaltado e furtado”.
E deu exemplos disso: só uma barbearia passou por quatro arrombamentos e uma academia não é mais fechada, para o dono não ter mais prejuízo com a instalação de novas fechaduras.
A bancada do programa entrevistou o coordenador da proposta, José dos Reis Farias, e o tenente Luiz Henrique Silva Pauli, da PM. De acordo com o que foi revelado, a Vila A é o segundo bairro que mais sofre com roubos, furtos e arrombamentos de comércios e residências. Só perde para o centro da cidade nesse aspecto.
Segundo Farias, a população teme que isso possa piorar, depois da entrada em funcionamento do Mercado Municipal.
Há tempos, os moradores do local reclamam e nada de efetivo foi feito até agora. Vale a pena esse conselho dar voz continuamente a essas queixas. É uma boa iniciativa.