Foz do Iguaçu vem colecionando números expressivos. A cidade conquistou em 2018 a 3ª posição no ranking anual da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), de cidades brasileiras que mais recebem eventos internacionais, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
Paralelo a isso, o Parque Nacional do Iguaçu (PNI) registra um crescimento de 17,7% no volume turístico, num quadro comparativo dos últimos cinco anos.
Em 2013, foram 1.518.876 de turistas no atrativo. Em 2017, o número saltou para 1.788.922.
O Visit Iguassu, como entidade que promove o Destino Iguassu, vem desenvolvendo um trabalho contínuo de valorização da imagem da região no Brasil e no exterior.
Um exemplo é a campanha publicitária Easier, Faster, Closer (Mais Fácil, Mais Rápido, Mais Perto), que circula nos voos da American Airlines, nos Estados Unidos e em todo o mundo. O principal objetivo com a ação é incentivar o crescimento de visitantes estrangeiros ao Brasil e reforçar a imagem do Destino Iguassu e Rio de Janeiro nestes países.
A campanha é um reforço ao e-visa, visto brasileiro que pode ser adquirido por turistas da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão de forma eletrônica, em um processo que dura em média 72 horas. O resultado é visível. Segundo dados do Parque, 15.763 americanos estiveram nas Cataratas no primeiro semestre deste ano. No mesmo período de 2017, eram 11.961 americanos, um aumento de 31,7%.
Outro público alvo do Destino Iguassu é a China, mercado milionário que tem preferência pelo segmento de ecoturismo, com foco em destinos de natureza. O Destino e seus atrativos foram apresentados a empresas, operadores, emissivos, agências governamentais, agências de turismo e companhias aéreas chinesas durante missão de negócios.
“O turista chinês tem viajado cada vez mais, uma sociedade em pleno desenvolvimento que busca novos destinos, neste sentido, nós fizemos presentes para oferecer Iguassu”, diz o diretor-executivo do Visit Iguassu, Basileu Tavares.
Capacitações de agentes e operadores
Para estimular o fluxo turístico, a capacitação de agentes de turismo tem sido intensificada. Durante os últimos cinco anos, mais de 9,2 mil profissionais tiveram a oportunidade de conhecer melhor sobre o Destino Iguassu e os diversos atrativos que a região oferece. O trabalho desenvolvido pelo setor de Visitors serve para estreitar a relação com os profissionais do setor e fortalecer a imagem da marca Destino Iguassu.
“O diálogo com os operadores e os agentes de viagens é importante para o aumento nas vendas de pacotes e roteiros e para estimular novas viagens tanto para turistas domésticos quanto internacionais”, aponta a gerente de Visitors, Elaine Tenerello.
Até então, as capacitações eram feitas presencialmente, em eventos, feiras ou encontros organizados para esta finalidade. A partir de 2019, as barreiras geográficas não vão mais existir e o trabalho desenvolvido pelo setor de Visitors será potencializado.
“Em breve, disponibilizaremos, em português, inglês e espanhol, um curso de capacitação do Destino Iguassu com certificação para operadores e agentes de viagens. O principal objetivo é levar a informação certa, com qualidade, atraindo mais visitantes, elevando a permanência média e gerando mais riquezas para nossa região”, complementa Elaine.
Fonte: Visit Iguassu