De olho no mercado chinês, que movimenta US$ 250 bilhões anualmente na economia mundial, está acontecendo a missão de negócios do Brasil na China. A viagem, realizada pelo segundo ano consecutivo, é uma grande oportunidade para divulgar o potencial turístico brasileiro no continente asiático e para promover a abertura do mercado chinês.
Até o dia 20 deste mês, Embratur, Visit Iguassu, Rio Convention & Visitors Bureau e Rio Galeão estarão presentes em workshops nas cidades de Beijing e Chengdu. Nessas cidades, a comitiva irá encontrar agentes e operadores de turismo e apresentar destinos brasileiros, infraestrutura, atrativos para incentivar o incremento de fluxo desse mercado no Brasil. As organizações brasileiras também estarão presentes no estande do Brasil na ITB China, de 15 a 17 de maio, em Shanghai.
Iguassu é um destino de destaque no mercado chinês e atualmente é um dos mais procurados da América Latina, isso porque o chinês é um turista interessado em conhecer novas culturas e explorar a natureza. Foz do Iguaçu é o terceiro destino brasileiro mais visitado pelos chineses que viajam a negócios ou a lazer, atrás apenas do Rio de Janeiro e São Paulo.
Em 2017, 14.968 chineses estiveram nas Cataratas do Iguaçu; já em 2018, o atrativo recebeu um total de 18.371 visitantes da China, isso representa um crescimento de 22%. As estatísticas do Parque Nacional do Iguaçu também revelam que no primeiro trimestre deste ano, houve um acréscimo de 12% de turistas chineses, em comparação ao mesmo período do ano passado.
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Com a missão, o Destino Iguassu pretende reforçar sua presença no mercado de viagens da China, com cerca de 135 milhões de viajantes. Há muito a crescer, especialmente, pelo fato do turista chinês ter como principais motivações o turismo cultural e o ecoturismo, dois fortes segmentos do Destino. Na opinião do diretor-executivo do Visit Iguassu, Basileu Tavares, esse tipo de ação proporciona grandes oportunidades de relacionamento com o mercado, bem como de alinhamento de propostas de ações a serem realizadas na China. Além disso, permite que seja realizado um trabalho de análise do comportamento, permitindo planejar melhor as estratégias de promoção no exterior e, assim, tornar o Destino Iguassu mais competitivo no cenário global. “Estamos muito animados em organizar novamente essa missão internacional, um trabalho que começou em 2018 e ganha ainda mais força em 2019, pois ele representa mais um passo em direção ao mercado chinês. Em outra ponta, temos trabalhado intensamente para diminuir a distância física, que impõe limitações, com ações para ampliar nossa conectividade e assim poder receber cada vez mais esses visitantes”, completa o diretor-executivo.
Campanha digital
Aliada à Missão China, o Instituto lança, em parceria com o RioGaleão e a Embratur, uma campanha digital inédita do Brasil no país asiático. “A ação consiste em divulgar o Brasil em diversos canais digitais, como redes sociais e sites de busca da China”, explica Basileu Tavares.
“Intensificamos a estratégia de 2018 pelos resultados significativos que ela nos apresentou. Foram 1.900 pacotes comercializados para o Brasil no ano passado. Com um detalhe importante, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro como os destinos mais visitados”, complementa o diretor-executivo.
O plano de ações desenvolvido no mercado chinês é específico, pois ele se diferencia de todos os outros mercados do mundo. Na China, por exemplo, Facebook e Instagram são redes sociais proibidas. “O Visit Iguassu leva em consideração todas essas especifidades e por isso sai na frente. Nossa estratégia no mercado chinês é pioneira no Brasil”, ressalta Basileu.
A campanha digital lançou peças e conteúdos do Brasil em diversas páginas e perfis relacionados a Ctrip, maior agência de viagens da China. Além disso, o Visit Iguasu mantém um site sobre o Destino Iguassu traduzido na língua chinesa e um perfil em uma das principais redes sociais do país asiático, o WeChat.