Quem assistir ao filme “Pantera Negra” certamente vai se impressionar com as quedas d´água do fictício país africano Wakanda, onde se passa a história.
É com imagens do voo de uma nave que as Cataratas do Iguaçu, filmadas do lado argentino, aparecem no novo e elogiado (o que surpreende!) filme da Marvel, já nos cinemas de todo o mundo. As imagens foram feitas nas Cataratas, na Coreia do Sul (sim, o país é sinônimo de tecnologia e inovação!) e, claro, em estúdio nos Estados Unidos.
Por aqui, há certa euforia. Afinal, até a GloboNews destacou que as “Cataratas do Iguaçu é cenário do filme Pantera Negra”.
Mas a importância, para a divulgação das Cataratas, vem nos pequenos comentários de sites especializados em cinema e também de curiosidades em geral.
O site QZ, dos Estados Unidos, diz que “atrás de uma poderosa cachoeira que se assemelha a Victoria Falls (Mosi-oa-Tunya, como são conhecidas localmente), há um Eldorado de tecnologia e inovação conhecido como Wakanda”.
Na sequência, explica que as filmagens são basicamente de estúdio (em Atlanta, na Geórgia), mas as imagens das quedas foram feitas “nas Cataratas do Iguaçu, na Argentina”.
Já o Atlas of Wonders é só elogios, depois de explicar que as imagens das quedas que aparecem no filme são das Cataratas do Iguaçu. “É o mais espetacular sistema de quedas de água do mundo (desculpe, Victoria Falls), localizado na fronteira entre a Argentina e o Brasil”.
Promoção em drops
É nesses drops aqui e ali que as Cataratas vão recebendo uma promoçãozinha importante. “Mais espetaculares do mundo” é uma frase bacana, não? Ainda mais com o pedido de desculpas às Cataratas de Vitoria, que se situam justamente na África.
O jornalista Nelson Figueira, aqui em Foz, lembra que “é a segunda vez que as Cataratas aparecem em filmes da Marvel, recentemente. A primeira foi no final de Capitão América – Guerra Civil, como parte do reino do Pantera Negra.As imagens foram feitas pelo Rafael Bechlin, daqui da cidade”.
Quanto ao filme, recebeu muitos elogios. Thales de Menezes diz, na Folha de S. Paulo: “Duas coisas precisam ser ditas sobre Pantera Negra. Primeira: é um dos melhores filmes de heróis da Marvel, mesmo que às vezes não pareça ser um filme da Marvel. Segunda: tem um enredo complexo e interessante, com várias narrativas entrelaçadas, o que deve agradar a muitos, mas também pode ser defeito para uma parcela dos fãs.”
Mas Thales de Menezes não disse um “a” sobre o cenário do filme. Pra que chamar a atenção pra alguma coisa nossa, não é mesmo? Pois é.