Vitória apertada: Marito é o novo presidente do Paraguai

Comemoração colorada, com vitória de Mario Abdo. Foto: La Nación

O novo presidente do Paraguai, como as pesquisas já indicavam desde o início, é Mario Abdo Benítez, do Partido Colorado.

O que as pesquisas não apontavam é que a vitória seria apertada: pouco mais de 3 pontos percentuais sobre o segundo candidato, Efraín Alegre.

Mario Abdo, o Marito, foi declarado vencedor pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral ainda no domingo à noite, com 46,44% dos votos válidos. Efraín Alegre fez 42,74% dos votos.

Esta foi a menor diferença na disputa presidencial desde as primeiras eleições livres e democráticas, a partir de 1989, lembra o jornal ABC Color.

Muitos eleitores manifestaram descontentamente com os candidatos votando em branco – foram 62.052 votos – ou anulando – foram 71.821 votos nulos.

Mensagem

Em sua primeira mensagem ao povo paraguaio, já como presidente eleito, Marito disse que “ressoa no mundo a notícia de que a democracia do Paraguai está consolidada” e que, a partir de agora, será dado “um passo à frente no sentido de construir um Paraguai unido e reconciliado’.

Disse que seu compromisso “inabalável” é “ganhar a confiança daqueles que não estão conosco hoje e convidá-los a fazer parte desta história que vamos construir juntos”.

Sair da versão mobile