Imagine como está a ansiedade dos comerciantes paraguaios com a Black Friday, que começa nesta sexta-feira, 23, e segue até domingo, nas lojas de Ciudad del Este. Os comerciantes amargaram um ano difícil, por conta das sucessivas crises no Brasil e, depois, na Argentina, que culminaram com a explosão do dólar nos dois países.
Nos próximos três dias, pelo menos 110 lojas de Ciudad del Este vão abrir as portas e oferecer descontos, informa o jornal La Clave.
Milhares de produtos de eletrônica e de informática, além de roupas, perfumes e outros artigos estarão em oferta.
No ano passado, segundo dados da Federação das Câmaras Comerciais, cerca de 15 mil pessoas passaram por Ciudad del Este para aproveitar os descontos, que chegaram a até 50%. A maioria, claro, procedentes do Brasil.
O que é o dia
Até pelo nome, Black Friday, já dá pra imaginar onde surgiu este período de descontos: nos Estados Unidos. Mas, agora, está no calendário de quase o mundo todo.
Nos Estados Unidos, a Black Friday é o dia seguinte ao de Ação de Graças, comemorado na quarta quinta-feira de novembro.
O nome, sexta-feira negra, tem várias origens. Na Filadélfia, nos anos 1990, a polícia chamava a sexta-feira seguinte ao Ação de Graças de “sexta negra” porque a data abria o período de compras para o Natal, o que provocava congestionamentos enormes e muitos problemas.
Mas o que vale é o que pensam os vendedores varejistas dos Estados Unidos. Para eles, o período de janeiro a novembro é vermelho, isto é, de poucas vendas e baixos lucros. A partir do Dia de Ação de Graças, a cor muda para negra, com lucros até o final do ano.
Foram os varejistas que acabaram criando o termo Black Friday, para marcar o início do período bom de vendas. E, pra estimular ainda mais os consumidores a fazer as compras de Natal, passaram a dar descontos, o que virou uma tradição.
No Brasil, a primeira Black Friday foi em 28 de novembro de 2010, mas totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional.
No Paraguai, começou mais recentemente. Mas, se os comerciantes estiverem mesmo dispostos a conquistar os consumidores brasileiros e levarem os descontos a sério, a data pode ficar marcada pra sempre como um bom período de compras no outro lado da fronteira.