O jornalista Dante Quadra informa, no site da Rádio Cultura, uma verdadeira volta ao passado. Vamos a ela.
Empresários brasileiros e paraguaios entregaram nesta segunda-feira (3) ao prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, o projeto que pretende reativar a travessia de balsa no Porto Meira, em Foz do Iguaçu. A balsa deve ligar Foz, no Brasil, ao Porto Três Fronteiras, em Presidente Franco, no Paraguai, pelos rios Iguaçu e Paraná.
Até a metade da década de 80, o Porto Meira servia de travessia de veículos entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, na Argentina. A travessia foi interrompida após a construção da Ponte Internacional da Fraternidade, em 1984, hoje chamada de Ponte Internacional Tancredo Neves.
O empresário Veraldo Barbiero, de Foz do Iguaçu, salienta que a balsa pode ser uma alternativa ao trânsito da Ponte Internacional da Amizade. “Fazer do Proto Meira um movimento para ajudar a desafogar a Ponte da Amizade. A basa poderá ser utilizada por empresários, compristas e estudantes. Esse é um projeto antigo que estamos insistindo há algum tempo e acredito que logo teremos essa novidade”, disse
A princípio, o novo caminho poderá ser utilizado por veículos de passeio e vans. “Temos milhares de estudantes brasileiros que fazem medicina no Paraguai que poderão utilizar esse acesso, evitando as longas filas na Ponte da Amizade”, disse Barbiero, ressaltando que a rota também pode ser um novo atrativo turístico na cidade.
Barbiero informou ainda, que o prédio da aduana do Porto Meira será construído pela empresa que administrará as balsas. “ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários – é favorável ao projeto, que ainda depende da aprovação da Receita Federal do Brasil”.