Xô, gravata! Veja a roupa leve que as autoridades do Paraguai terão de usar no verão

O uso oficial dessa vestimenta foi decretado pelo presidente Santiago Peña nesta quarta-feira (03)

O presidente e a primeira-dama promovem o uso da vestimenta tradicional. Foto: Presidência da República.

Nesta quarta-feira (03), o presidente do Paraguai, Santiago Peña, decretou as roupas confeccionadas com o tecido de ao po’i como vestimentas oficiais e preferencias de seu governo. Além disso, orientou os funcionários e altas autoridades da administração pública a usá-las durante a temporada verão, pelo menos uma vez por semana

Segundo o governo, “o tecido ao po’i é uma peça de vestuário artesanal que simboliza a cultura paraguaia e tem profundas raízes no coletivo nacional, constituindo-se, portanto, patrimônio cultural da Nação, ao retratar, de forma única, o talento artístico dos artesãos paraguaios que durante anos aperfeiçoaram esta bela arte”.

Origem
O tecido de ao po’i , palavra da língua guarani que significa “tecido fino ou vestimenta delicada”, surgiu no  século XIX em Yataity , município localizado no Departamento de Guairá , região central do Paraguai. Seu preparo faz parte da engenhosidade da industriosa paraguaia.

Inicialmente, o tecido carecia de bordado e lembrava uma simples tela . Porém, com o tempo, a qualidade do bordado melhorou significativamente. Essa arte não serviu apenas para vestir a geração local, mas também ganhou notoriedade e se tornou um dos produtos artesanais mais valorizados do Paraguai. 

Na verdade, é exportado em grandes quantidades para países como Argentina , Brasil , Espanha , Itália , Alemanha , Austrália , Estados Unidos , entre outros.

Com informações da Agência IP e Wikipédia

Sair da versão mobile