A vereadora Inês Weizemann protocolou hoje (04), na Câmara de Foz, um projeto de Lei que cria a Zona Azul Digital no estacionamento regulamentado da cidade.
O objetivo é facilitar a vida dos motoristas, através de um aplicativo que pode permitir o pagamento com cartão de crédito.
Segundo a vereadora, sistemas semelhantes já são utilizados em cidades como São Paulo, Florianópolis e Recife.
Pela proposta, a Zona Azul Digital irá funcionar da seguinte forma:
1-) Os usuários terão tolerância de quinze minutos sem precisar pagar pelo estacionamento. Isso serve para paradas emergenciais, embarque e desembarque de passageiros ou ainda, para que o usuário encontre alguma rede WiFi disponível, caso não tenha internet móvel.
2-) As cobranças serão feiras por períodos de permanência de duas, quatro, seis e doze horas.
3-) Na renovação da permanência na vaga, a cobrança se dará de forma fracionada até o limite de mais uma hora e, caso não retire o veículo nesse período, o usuário pagará o valor equivalente ao próximo período de permanência.
4-) Os usuários poderão fazer o pagamento por meio de débito automático, cartão de crédito ou pré-pago.
Os estudos técnicos para a regulamentação e a fiscalização para a utilização da Zona Azul Digital, serão de responsabilidade do Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu – Foztrans, que também irá determinar o valor da tarifa, as infrações e as multas.
Fonte: CMFI